Terça, 18 Março 2014 18:27

Turismo Rural e Hospedagem Familiar

A Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico Pico da Bandeira lançou este ano um projeto chamado “Turismo Rural e Hospedagem Familiar. Então feito licitação a empresa Germinar Consultoria Ambiental de Manhuaçu  ganhou e começou seu trabalho visitando as propriedades rurais produtivas de todos os municípios que pertence ao Circuito Turístico Pico da Bandeira e inventariando-as assim  agilizando o trabalho que por sua vez o tempo era curto para a primeira apresentação desta etapa.

Alto Jequitibá sediou o primeiro Workshop Turismo Rural e Hospedagem Familiar, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Administração Municipal 2009/2012. O objetivo deste evento era apresentar o diagnóstico das propriedades rurais que foram inventariadas para implantação do projeto e apresentar a metodologia proposta para implantação deste programa.

Este evento aconteceu na segunda-feira dia 23 de agosto, no Salão da Maçonaria no período da tarde, e todos os representantes das propriedades inventariadas dos municípios do Circuito compareceram trazendo para demonstração e degustação o que são produzidos por eles.

Esta é uma proposta para trabalhar com famílias produtoras rurais de receber em suas propriedades para hospedagem, visitação, participar e vivenciar a vida produtiva do local e gerar mais renda familiar.

A programação ocorreu desta forma:

- Abertura.

- Palestra Turismo Rural com Francisco Mello.

- Diagnóstico do Projeto Turismo Rural e Hospedagem Familiar com Aparecida da Germinar Consultoria Ambiental.

- Apresentação da Metodologia proposta para implantação do Programa Turismo Rural e Hospedagem Familiar com Aparecida da Germinar Consultoria Ambiental.

- Apresentação da marca do Programa “Café com Leito” com Francisco Mello.

- Oficina de arrumação de camas.

- Término com Café com Prosa com produtos da região inventariada e apreciação dos produtos da agroindústria e artesanatos da região.