×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 765
Quarta, 19 Março 2014 17:50

Igreja Presbiteriana

A Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá é um grande marco histórico da pequena cidade na zona da mata mineira.

Com a vinda dos colonizadores cristãos para a região e a organização da Igreja, muita obreiros vieram para contribuir com o seu crescimento e com a fundação do Colégio Evangélico, que foi o principal esteio da cidade. Com grande representação na história da Igreja Presbiteriana do Brasil, ela foi fundada no ano de 1902 pelo Pastor Álvaro Reis e Pastor Mathathias Gomes dos Santos.


No ano de 1868 chegava à região de Nova Friburgo a primeira família de protestantes imigrantes alemães, os Eller. Após a morte do patriarca da família, seus herdeiros deram continuidade ao seu trabalho nas terras herdadas em Alto Jequitibá.
Depois deles vieram outras famílias que começaram a desmatar seus ranchos e com o passar do tempo perceberam que estavam se desviando dos caminhos de suas Igrejas. Por não haver no local uma congregação evangélica, muitos deixavam de seguir os passos ensinados por seus pais, outros freqüentavam a Paróquia da Igreja Romana, próxima da cidade entre Alto jequitibá e Manhumirim. Enquanto isso, um dos pioneiros procurou com sua família a fé dos seus patrícios, e buscou trazer um Pastor para pastorear aquelas ovelhas e evitar que todos se dispersassem. Como os cultos se realizavam nas residências e havia um grande número de pessoas foi sentida a necessidade de um local para reunir-se regularmente.
Iniciou-se em 1897 a obra com iniciativa e colaboração direta de Sr. Henrique Eller, e rapidamente foi levantada a primeira Casa de Oração feita de pau-a-pique, barro, esteio de madeira, cedro, forro, assoalho de taboa de jequitibá. Porém a Igreja só foi organizada em 1902.

Passado alguns anos, em 1908 o Reverendo Aníbal dos Santos Nora, assume o presbitério e começa seu longo trabalho, levantando Casas de Oração nos córregos vizinhos, onde fazia visitas regularmente.
O número de membros foi crescendo e o pequeno templo não comportava. Em 1910 foi iniciada a construção do segundo templo, com capacidade para 700 pessoas, que se inaugurou em 1911.
O terceiro templo foi construído após a chegada do reverendo Cícero Siqueira e depois de várias reuniões em 1954 que tinham o objetivo de levantar verba até o ano seguinte e contratar equipe necessária para que fosse levantado um amplo, belo e moderno espaço, com destaque para sua torre, que possui como companhia grandes e exuberantes palmeiras imperiais trazidas especialmente do Rio de Janeiro.

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Entre em Contato

Av. Catarina Eller, nº 421Centro
CEP: 36.976-000 | Tel: (33) 3343 1268
E-mail: prefeitura@altojequitiba.mg.gov.br

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta
de 12 às 18h

Alto Jequitibá