Email:  prefeitura@altojequitiba.mg.gov.br
Alto Jequitibá- Minas Gerais  /  CEP: 36.976-000 | Telefone Fixo: (33) 3343 1268

Terça, 27 Setembro 2022 18:07

Descarte de medicamentos!

O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos no mundo. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta.
Pesquisas indicam que a maioria das pessoas realiza o descarte de remédios de forma incorreta, despejando no lixo, vaso sanitário ou na pia da cozinha, ocasionando a contaminação da água, do solo e dos animais, uma vez que as substâncias químicas contidas nos remédios podem contaminar o meio ambiente.

Um estudo realizado pela faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo, revelou que cerca de 70% dos consumidores não descartam de forma correta os medicamentos vencidos. A pesquisa mostra também que 7 em cada 10 consumidores jogam remédios e suas sobras no esgoto doméstico ou no lixo comum.


Como fazer certo?

1) Evite sobra de medicamentos
Use medicamentos apenas com indicação profissional. Adquira somente a quantidade necessária, evitando acúmulo e o possível descarte inadequado.

2) Faça um descarte correto
Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso procure a farmácia para realizarem o descarte correto. Entre em contato com a Vigilância Sanitária ou Secretaria de Saúde para maiores informações.

Secretaria Municipal de Saúde
Adm: 2021/2024 - Dias Melhores

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Entre em Contato

Av. Catarina Eller, nº 421Centro
CEP: 36.976-000 | Tel: (33) 3343 1268
E-mail: prefeitura@altojequitiba.mg.gov.br

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta
de 12 às 18h

Alto Jequitibá